
Por que marketing e tecnologia deveriam andar juntos?
Nos últimos anos, tenho visto uma transformação significativa no mercado: a união entre tecnologia e marketing deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade estratégica. Como CEO e fundador da Pullse e Aceleraí, vejo de perto o impacto dos resultados quando essas duas vertentes se encontram.
A era do achismo acabou, estratégias baseadas em dados são essenciais em qualquer operação de marketing bem-sucedida. Ferramentas de automação, inteligência artificial e análise preditiva oferecem insights profundos sobre o comportamento do consumidor e as tendências do mercado.
No entanto, tecnologia sozinha não é suficiente. Ela precisa estar alinhada com uma comunicação personalizada, unificada e orientada para conectar marcas e pessoas.
Pense no seguinte: quando tecnologia, dados e comunicação se encontram, você tem os pilares ideais para construir estratégias que são não apenas eficientes, mas também memoráveis. Sem essa integração, corre-se o risco de investir em inovações que não conversam com o público ou, pior, desperdiçar recursos com abordagens que não entregam resultados.
Trabalhamos diariamente com ferramentas que traduzem dados em decisões. Mas o verdadeiro diferencial está em algo mais profundo: a capacidade de humanizar esses números.
No Aceleraí, por exemplo, utilizamos tecnologia para criar campanhas com inúmeras peças, que atendem a mais de 5.000 clientes em 120 segmentos, em múltiplos canais. Essa integração permite decisões ágeis e resultados mensuráveis. É essencial que os dados não se tornem apenas gráficos, mas que orientem campanhas que conversem com a dor, a expectativa e o desejo da audiência.
Outro ponto crucial é a adoção de novas tecnologias sem perder o foco estratégico. Sempre digo que a ferramenta certa é aquela que responde à pergunta mais importante: “Como ela ajuda a melhorar o ROI e a experiência do cliente ao mesmo tempo?”.
Não é sobre usar a tecnologia mais moderna, é sobre usá-la da maneira inteligente.
Empresários que desejam se manter competitivos no mercado atual precisam entender que tecnologia e marketing não devem andar em direções opostas. Pelo contrário, devem caminhar juntos, trazendo inovações com a necessidade do cliente no centro.
Allan Barros
CEO na Pullse
Uma agência voltada para o varejo; Fundador do Aceleraí, reconhecida como a primeira plataforma de comunicação compartilhada do mundo. Allan tem uma trajetória de quase 30 anos no varejo. É reconhecido por sua visão sobre o potencial da tecnologia para impulsionar o crescimento e a inovação, o que o levou ao posto de mentor no G4 Educação. @allan_barros
Foto: Pedro Dimitrow