“Quanto mais pessoas você fizer feliz, mais feliz você será”

Ensina Reginaldo Boeira

O modelo inovador de “fazer dinheiro” baseado em humanização e na “Matemática do Sucesso” transformou o “mineirinho” em um dos maiores empreendedores do Brasil. O menino, que nasceu na roça, teve 3 grandes quedas profissionais e passou fome, fundou uma das escolas que está hoje entre as maiores redes de idiomas do país com faturamento que ultrapassa R$ 1 bilhão ao ano e com mais de 180 mil alunos.


Apesar de ter morado na roça com os pais e outros 10 irmãos, o “mineirinho” de Monte Belo (MG) sempre teve a curiosidade por idiomas. Por meio de seu rádio de pilha, que ganhou quando criança, sintonizava em uma estação de Londres (UK) o que considerava uma diversão.

Porém, é difícil imaginar que aquele garoto tímido, filho de Seu Joaquim e Dona Rosalina, que passou fome, foi vendedor de doces e enfrentou 3 grandes quedas em sua carreira profissional, se tornaria um dos maiores empreendedores do Brasil e dono de uma das 5 maiores franquias de idiomas, com faturamento anual que ultrapassa R$ 1 bilhão.

Autor do livro “Quando o sucesso é a única opção” e com um método inovador de ensino baseado na humanização, o sagitariano Reginaldo Boeira, com seu jeito simpático e humilde, porém ágil e empreendedor nato, encantou o Brasil com a criação da KNN Idiomas, que entrou para o segmento de franquias em 2014.



Hoje, a rede possui 565 escolas abertas em 24 estados brasileiros e quase 900 escolas ao total, incluindo as já negociadas. A expectativa é fechar o ano com mil escolas (abertas e negociadas) e chegar a, aproximadamente, 180 mil alunos (hoje são 180 mil). Além disso, com 10 mil colaboradores, que trabalham “com ele” e não “para ele”, assim como faz questão de destacar, o objetivo é dobrar este número em 2023 e crescer em torno de 2 dígitos em termos de faturamento até o final deste ano, ou seja, estimado para R$ 1,2 bilhão.

Sucesso: “Quer ser feliz? Quanto mais pessoas você fizer feliz, mais feliz você será”

Entre hobbies e bens de consumo, a aviação era um dos sonhos de criança de Reginaldo Boeira concretizado por meio de sua paixão pelo empreendedorismo e pela aplicação de seu método inovador de como “fazer sucesso e dinheiro”, o qual aprendeu na prática. Atualmente, dono de um jato particular que custa em torno de R$ 30 milhões, já está prestes a alcançar mais uma de suas metas pessoais com a aquisição de um novo avião avaliado em, aproximadamente, R$ 70 milhões.
Mas quando questionado sobre sucesso, ele frisa: “Muitas pessoas confundem sucesso com dinheiro e isso não é verdade. Sucesso é ter o reconhecimento das pessoas ao seu redor e perceber que você contribui na vida delas. Sucesso é ter verdadeiros amigos ao lado. Sucesso é família. Tem tanta gente com dinheiro, mas que, ao mesmo tempo, é tão pobre. É fácil fazer sucesso. Difícil é manter. E só mantém quem realmente é sucesso”.

Mesmo cercado por bens materiais de altíssimo luxo, o “mineirinho simpático” e repleto de ideias diferenciadas destaca: “Eu nunca dei importância para o dinheiro. E quando digo isso, as pessoas comentam: ‘ele fala porque já tem dinheiro’. Não, eu já estive do outro lado, várias vezes. O fato de ter me levantado depois de 3 grandes quedas antes de fundar a KNN, as quais perdi tudo e não tinha dinheiro nem para comprar roupas, foram importantes motivações e momentos marcantes na minha vida”.

Para ele, a melhor forma de “fazer sucesso e dinheiro” é fazer outras pessoas a fazerem sucesso e dinheiro. “É um ciclo, quanto mais pessoas forem bem-sucedidas mais você será. Quer ser feliz? Quanto mais pessoas você fizer feliz, mais feliz você será”, ensina. Para ele é inevitável a máxima: “se você faz o bem recebe o bem”.

Empreendedorismo: “um mundo de oportunidades”

Se por um lado Boeira se auto define como um autêntico "mineirinho", quieto. Pelo outro, a agilidade e o talento para o empreendedorismo estão impregnados no olhar. “Aprendi que o melhor, o vencedor, é o mais rápido. Costumo ‘ouvir’ bastante. Eu costumo dizer que ‘você deve ficar "rouco" de tanto ouvir’. Eu nunca conheci ninguém perder dinheiro por ouvir, ou errar por ouvir. Agora, por falar demais... (risos)”, conta.

Para ele, ouvir é um aprendizado somado à capacidade de percepção para novas oportunidades. “Tem uma expressão que diz que ‘são nas dificuldades que se encontram as oportunidades’, e é verdade. Por exemplo, mesmo na pandemia, a KNN, uma empresa focada em humanização, conseguiu dobrar de tamanho”, comemora.

Segundo ele, os momentos desafiadores para um verdadeiro empreendedor são as grandes motivações. “Se você falar para ele "você não consegue". Pronto! Já motivou! Porque ele vai provar que consegue, ahh vai”, afirma.
Além disso, Reginaldo Boeira acredita que o que motiva o grande empreendedor também é a facilidade de enxergar chances de negócios em praticamente todos os lugares. “Temos um mundo de oportunidades ao nosso redor”.

Matemática do Sucesso criada por Reginaldo Boeira
Baseado em sua filosofia que consiste em multiplicar e compartilhar o conhecimento com o maior número de pessoas possível, Reginaldo tem como propósito de vida continuar transformando positivamente as pessoas sobre o empreendedorismo.
“Apesar de respeitar a parte teórica, fujo um pouco e me baseio na prática, em minhas vivências. Como ensinar alguém a conquistar o ‘primeiro milhão’ quem não vivenciou isso?”, diz.

“Não tem como treinar uma pessoa que quer ‘fazer dinheiro’, mas, por outro lado, ela acha que nem precisa. Ou ela quer, mas não tem interesse. Ou ela tem interesse, mas não tem vontade. Ou ela tem interesse, tem vontade, precisa, quer, mas não trabalha duro. Por isso eu criei uma metodologia, que está no meu livro, chamada a "Matemática do Sucesso"”, indica.

Conforme detalhado por ele, autor de “Quando o sucesso é a única opção” (editora Labrador), em resumo, a sua fórmula consiste em aplicar: necessidade mais interesse, mais vontade, mais o querer e multiplicado pelo trabalho. “Tudo se resume nessa matemática. Se fugir dela, não vai dar certo. Pode até dar mas vai demorar muito mais. Então, o meu propósito é contribuir com as pessoas em seus negócios”, explica.

“É fácil? Não. Mas não podemos permitir que ninguém diga que é impossível”, conclui.

Modelo de gestão ousado e inovador que conquistou o Brasil
A gestão pensada em humanização sempre foi o foco do talentoso empreendedor, inclusive pensada no candidato, nos líderes e nos liderados.



“Quando avaliamos um candidato na empresa, eu costumo dizer: ‘priorize aquele que quando você conversa, pensa ‘gostei de você!, aquele que você levaria para tomar um café. Claro, se o candidato tiver toda a técnica preparada, melhor ainda. Por outro lado, pensar: ‘vou contratar porque ele é bom tecnicamente, mas não fui com a cara dele’, é um ‘tiro no pé’”, alerta Reginaldo.

Além disso, frisa: “O principal é contratar pessoas para trabalhar com a gente e não para a gente”.
E tem mais. Para o gestor, sucesso de forma solitária não é sucesso. “Sucesso é ter pessoas ao seu redor caminhando juntos pelo mesmo propósito”.

Porém, a humanização aplicada por Boeira vai além da escolha de candidatos, está ligada tanto aos investidores, franqueados e alunos.
“Mesmo com o avanço da tecnologia, o mundo não está 100% preparado para a não socialização. Muitos dos alunos dos cursos de idiomas, como é o inglês, se encantam pelo nosso método justamente porque envolve socialização também, o presencial. Claro, sabemos que a tecnologia é uma tendência sim e estamos trabalhando nisso. Mas o método KNN é baseado na humanização”.

Desafios ligados ao emocional e não ao dinheiro
Quando Reginaldo fala sobre as 3 falências que teve em sua história, antes de fundar a KNN, as quais ele chama de “quedas”, ele entende como 3 fatores motivacionais e positivos rumo ao sucesso como empreendedor. Porém, seus maiores desafios na sua trajetória foram relacionados ao fator emocional.

“Na minha primeira queda eu tinha 20 amigos, quando caí, fiquei com apenas dois. Na segunda vez, reduzi o número de amigos, tinha 10. Quando caí pela segunda vez, fiquei com dois amigos novamente. Na terceira vez, pensei: “agora aprendi” e, na época, eu tinha 5 amigos. Quando caí, fiquei com dois mais uma vez. E eram os dois de sempre! Então, hoje considero que tenho um monte de colegas, mas amigos verdadeiros são poucos. Porque quando você está lá em cima é muito fácil ter amigos. Esse aprendizado ainda abala um pouco. Ter um bom controle emocional é importante para lidar com isso”, desabafa.

Mérito: “Só não erra quem não faz”

Assim como suas ideias, a definição sobre a palavra “mérito” também foge do convencional. Típico de Reginaldo Boeira.

“Costumo dizer que fazer certo, acertar da maneira que tem que ser feito, é mera obrigação, não é mérito. Já quando você erra e coloca a culpa em outra pessoa, esse é um grande problema. Portanto, para mim, mérito é admitir os seus erros e aprender com eles. Porque quem faz erra. Só não erra quem não faz. Eu nunca errei uma pergunta jornalística porque eu nunca fiz! (risos). Mérito é errar e reconhecer sem colocar a culpa no outro. Isso é mérito”, pontua.
Metas Reginaldo Boeira e KNN Idiomas

Não é possível falar de metas de Reginaldo Boeira sem relacionar a KNN Idiomas, que é uma das suas empresas. Porém, é a sua grande paixão. Por isso, o grande objetivo do executivo é tornar a rede a maior do Brasil e da América Latina.
“Quando digo "maior" não estou me referindo a números, mas sim que os números representem qualidade, porque a palavra "melhor" é relativa, muito particular”.

Além de crescimento em números, em torno de 2 dígitos ao ano para a Rede, o empresário também antecipa que pretende ampliar os idiomas ensinados e internacionalizar a marca.

Atualmente, a KNN aplica os idiomas inglês, espanhol, francês e alemão e pretende lançar o idioma italiano para o segundo semestre deste ano. Já estuda também o lançamento do idioma “mandarim”.
Outro foco é a internacionalização da marca. Porém, do jeito diferente de Reginaldo Boeira.

“Falo de internacionalização não pelo fato de termos uma escola em outro país. Mas fazer um intercâmbio de forma orgânica, cada vez mais ‘natural’, envolvendo alunos, colaboradores e investidores. Uma troca de experiências constante”, explica o empreendedor.



“Lançamos recentemente um programa em que 30 professores que cumprirem o regulamento viajarão para um país de preferência deles e que temos parceria. A ideia é fazer com que eles vivenciem cada vez mais esta experiência. Isso já começa a fazer parte do processo de internacionalização, desta nova etapa da KNN’, exemplifica.

Conselho para os novos empreendedores?

“Nunca monte o seu primeiro negócio por dinheiro, vai dar errado. O primeiro negócio tem que ser sim, por paixão”, conclui Reginaldo Boeira.

 

 

 

 

 


Mais informações:
@reginaldoboeira
https://linktr.ee/reginaldoboeira

 

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