Com a intensificação do uso e acesso à internet, o avanço das tecnologias é significativo, diferentemente no que diz respeito ao comportamento humano no ambiente organizacional.
No contexto atual das empresas de pequeno e médio porte, são muitos os desafios para a liderança e equipes de trabalho. As formas clássicas de gerir pessoas não suprem mais os anseios de uma gestão eficiente e que valorizem o potencial das pessoas.
O tema é complexo, não existe uma receita de bolo no LIDERAR PESSOAS E EQUIPES, mas sim caminhos e práticas importantes de aplicação que gerem melhores resultados.
Alguns pontos importantes para análise e reflexão:
Primeiro a liderança está dizendo as pessoas o que elas precisam escutar?
A sobrecarga de trabalho, falta de tempo e os líderes despreparados sem capacitação prejudica competências humanas essenciais para o ambiente de trabalho como a comunicação e consequentemente o relacionamento. A escuta ativa é um exercício diário, assim como a aplicação de feedback tanto positivo ou de melhoria, reconhecer o que a equipe tem de bom e ter as temidas conversas corajosas, dizendo ao outro o que precisa mudar.
A comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende.
Muitas vezes o que é tentado transmitir é diferente do que é interpretado pelo outro. Isso ocorre por múltiplos fatores, como a história do outro, seu sentimento naquele momento, necessidades entre outras.
Segundo a liderança está sempre a frente das atividades técnicas?
Delegar é permitir que as pessoas cresçam e desenvolvam competências comportamentais, enfrentem desafios e se tornem profissionais mais fortes, capazes e confiantes. Quando a liderança abraça tudo impede o seu crescimento e da equipe também.
Liderar tem a ver com autoconhecimento saber no que é bom e o que precisa melhorar, só melhora os outros quem melhora a si mesmo, somado a isso o pertencimento e identificação com a empresa.
Por fim, a equipe não avança por decreto ou passe de mágica, mas sim por ações, gestos contínuos e diários que partem da liderança como uma cascata. A construção de um espaço de trabalho colaborativo se dá pela escuta, bom trato, gentileza e por um líder interessado, presente e que faça.
A liderança é um processo de construção ao longo do tempo, com muito trabalho e acima de tudo, ATITUDE!
Esses são os caminhos, não tem como fugir disso!

Professora e Consultora Mestra em Administração Talita Bernardi Goettems
Fundadora da Capacitar Mais



